Notícias

Todas as notícias e novidades

Visita do Secretário de Estado do Desporto e Juventude

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, visitou o CiRAC. Numa visita que efectuou a algumas associações dos distrito de Aveiro, o líder da pasta no Governo, visitou o CiRAC. Além da comitiva governamental, marcou ainda presença José Manuel Cardoso, Delegado Regional do IPDJ, natural de Paços de Brandão, o líder do executivo municipal, Emídio Sousa, que se fez acompanhar dos vereadores Cristina Tenreiro, Gil Ferreira e Vitor Marques e a Junta de Freguesia com Rita Marques e Fernando Capela.

Esta foi a primeira vez em 38 anos de existência que um membro do Governo visitou o Circulo de Recreio Arte e Cultura de Paços de Brandão, facto ressalvado pelo presidente da Direcção da associação.

Após tomar conhecimento da realidade da associação, com uma visita guiada à sede e troca de impressões com o seu presidente, o Secretário de Estado, enumerou a importância do associativismo no contexto actual, ressalvando a valia do que as associações produzem. Emídio Guerreiro justificou o objectivo dos roteiros que promove pelo país, “puxar pelos CiRACs que existem por este país fora e conhecer as boas práticas que o nosso tecido associativo tem”. Destacou ainda a presença de quatro elementos do executivo municipal, o que na sua opinião é demonstrativo do interesse dado pela autarquia à cultura, “demonstra a forma como neste território se vive as suas associações e a atenção que merecem da parte dos seus políticos”, referiu a propósito.

Emídio Guerreiro teve oportunidade de visitar a sede do Circulo de Recreio Arte e Cultura de Paços de Brandão, e foi informado de uma das lacunas existentes nesta associação, a falta de espaço. A este propósito o líder da pasta da cultura no actual Governo não prometeu apoiar directamente esta solicitação, mas lembrou vários projectos aos quais a associação se pode candidatar.

Emídio Sousa, nas palavras que proferiu, louvou a atitude e qualidade de trabalho do CiRAC, considerando estar perante “uma das cinco mais importantes associações do concelho de Santa Maria da Feira”. Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o autarca aproveitou para lançar um repto, “pensem na internacionalização”, justificando com a aposta do município na política cultural, como o caso do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua da Feira. O presidente da Câmara recordou a aposta do concelho na cultura, “apoiamos as associações, fomentamos uma politica cultural, somos uma referência nacional, somos conhecidos pela nossa aposta neste sector”, acrescentando “é chegada a altura de seleccionarmos as que tem condições para ir mais além”.

Emídio Sousa apelou ao governante presente que tenha particular atenção ao CiRAC, no sentido de que possa ser adquirido o espaço junto à sede da associação. Para o edil feirense, “aqui cada euro gasto e bem aplicado, trata-se de dinheiro que valerá a pena gastar”, frisou a propósito.

Paulo Rodrigues, deu a conhecer o CiRAC, ao mesmo tempo que aproveitou as importantes presenças para apresentar um dos anseios da associação, “o nosso trabalho é visível, mas precisamos de espaço”. O CiRAC lamenta-se da manifesta falta de espaço próprio para guardar todo o seu espólio que actualmente se encontra em diversos locais da freguesia. A solução pode passar pela aquisição ou aluguer de um pavilhão contíguo à sede. O presidente da Direcção do CiRAC enalteceu a primeira visita de um membro do Governo, ao mesmo tempo que era projectada numa tela toda a actividade promovida pela associação.

“O país agradece-vos muito o trabalho que fazem aqui” - Declarações do Secretário de Estado do Desporto e Juventude Emidio Guerreiro

Secções Comunicação       Categorias Notícias
Todas as notícias

Sobre Nós

O CIRAC é uma Associação Juvenil que trabalha no âmbito do recreio, arte e cultura em Paços de Brandão.

São várias a áreas de intervenção desta associação: Teatro, Música Coral, Música Popular, Artes e Artesanato, Comunicação, Promoção de Actividades Culturais, Actividades Desportivas.

Últimas Notícias

Nome Próprio Teatro - Eventos
As mentiras que... Teatro - Eventos

Contatos

CiRAC
Avenida da Sobreira, nº 328
4535-334 Paços de Brandão, Portugal
Telef.: (+351) 22 745 9829
Telem.: (+351) 91 892 3529
E-mail: geral@cirac.pt