Notícias

Todas as notícias e novidades

38º FIMUV

Qualidade artística, continuidade e diversidade de espetáculos são três conceitos que o Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão tem vindo a privilegiar ao longo destes anos. A 38ª Edição arranca em maio e prolonga-se até ao pico do verão com concertos de géneros distintos, passando pelo fado, tango e a fusão entre a música e a encenação.

A qualidade artística de cada um dos eventos é inquestionável, mais uma vez se assiste à valorização do desempenho individual e coletivo de instrumentistas nacionais, desde jovens a músicos que contam com décadas de carreira e renome nacional e internacional.

O conceito da “continuidade” é algo que se tem vindo a perpetuar naturalmente nas últimas edições do Festival. Há determinados espetáculos que, pela sua natureza e importância no meio artístico e pedagógico, passaram a ser assíduos da nossa programação, é o caso do Concerto de encerramento do Festival Música Júnior. Mantém-se igualmente a continuidade de sinergias institucionais, artísticas e pedagógicas da região em prol de prósperos eventos.

Fazendo um périplo pela programação, o FIMUV abre as portas do Europarque a 9 de maio, com o tributo aos Queen com a Banda Sinfónica Portuguesa e um grande coro; contamos com concertos de jovens feirenses e laureados em concursos nacionais e internacionais; enquanto “O Carnaval dos Animais” fica a cargo da Orquestra Clássica da Academia de Música de Paços de Brandão, a noite de fados é protagonizada por Custódio Castelo na guitarra portuguesa; o Quinteto Lusotango, acompanhado por bailarinos argentinos, interpreta “Novo Tango, Velho Tango” no Cineteatro António Lamoso. Pela primeira vez no Castelo da Feira, o FIMUV estreia-se com a “História do Soldado” de Stravinsky pela Camerata Nov’Arte e com encenação de Marta Almendra. O Coro do CiRAC associa-se a um Coro Norueguês e proporcionam uma noite de música coral. A maestrina Joana Carneiro dirige a 5ª Sinfonia de Mahler com os melhores jovens de ensino superior do país e, a 2 de agosto, o FIMUV encerra de “mãos dadas” com o Festival Música Júnior, com o “legado do Fado” sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira, Hélder Moutinho e o musicólogo Rui Vieira Nery enquanto convidados especiais.

O FIMUV é o único festival de música do Concelho, auguramos firmá-lo como referência concelhia e nacional, atrair cada vez mais público, os assíduos e todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de visitar o nosso Concelho e a profusão de atividades culturais; desejamos, igualmente, aproximá-lo do público, alargando-o ao maior número de espaços possível. O trabalho coletivo surte resultados profícuos, por isso, continuaremos nesta senda e agradecemos todos os apoios.

Perseguindo esta ambição, fica uma palavra de incentivo ao público para disfrutarem connosco os concertos previstos para esta edição do FIMUV. Marcaremos presença em espaços únicos, como o “nosso” Europarque, e auspiciamos que o público contribua, depois de todo o empenho da equipa do CiRAC e seus associados, para que o ciclo se encerre com o maior sucesso. Um país desenvolvido é um país culto e, no reboliço da atual situação socioeconómica do nosso país, ajudem-nos a manter a cultura viva!

Augusto Trindade

Secções Música       Categorias Eventos
Todas as notícias

Sobre Nós

O CIRAC é uma Associação Juvenil que trabalha no âmbito do recreio, arte e cultura em Paços de Brandão.

São várias a áreas de intervenção desta associação: Teatro, Música Coral, Música Popular, Artes e Artesanato, Comunicação, Promoção de Actividades Culturais, Actividades Desportivas.

Últimas Notícias

Nome Próprio Teatro - Eventos
As mentiras que... Teatro - Eventos

Contatos

CiRAC
Avenida da Sobreira, nº 328
4535-334 Paços de Brandão, Portugal
Telef.: (+351) 22 745 9829
Telem.: (+351) 91 892 3529
E-mail: geral@cirac.pt