Alexander Ramm - CiRAC
16936
page-template-default,page,page-id-16936,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge | shared by vestathemes.com,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Alexander Ramm

Alexander Ramm é talvez um dos mais talentosos e aclamados violoncelistas da sua geração. O seu estilo combina virtuosismo, profundo entendimento do espírito do compositor, intensidade emocional, articulação clara do arco e distinção artística.

 

Alexander Ramm nasceu em maio de 1988 em Vladivostok. Iniciou os seus estudos na Escola de Música Infantil Glière em Kaliningrado (classe de Svetlana Ivanova)  e posteriormente no Colégio de Performing Arts de Chopin em Moscovo (classe de Marina Zhuravlyova). Em 2012 Alexander graduou-se no Conservatório de Moscovo e recebeu então o diploma de pós-graduação (classe de Prof. Natalia Shakhovskaya, URSS).

 

Atualmente aperfeiçoa os seus conhecimentos com Frans Helmerson em Hanns Eisler College (Hochschule für Musik Hanns Eisler). Realizou masterclasses nas oficinas da Academia Musical de Courchevel e na International Holland Music Sessions (2010), onde estudou com professores de música de primeira linha como Philippe Mueller, Reinhard Latzko, Maria Kliegel e Uzi Wiesel. Participou também no Festival Academy (2011), onde foi tutorado por Gary Hoffmann, Frans Helmerson, Masaaki Suzuki, Lawrence Power e Ferenc Rados.

 

Formou-se na Verbier Festival Academy sendo-lhe atribuído um prémio da Fundação Neva (Genebra, Suíça).

 

Alexander Ramm ganhou, em 2015,  a medalha de prata no International Tchaikovsky Competition bem como outros concursos musicais  incluindo a I edição do Boston International Competition (Boston, Massa, 2005) e o National Competition of Music (Moscovo, 2010). Atualmente é o único finalista russo e laureado  do mais prestigiado Paulo Cello Competition em Helsínquia (2013).

 

Alexander Ramm está ativamente envolvido em todos os grandes projetos da Casa da Música de São Petersburgo e participa regularmente em projetos que promovem jovens talentos apresentados pela Sociedade Filarmónica de Moscovo incluindo o programa “As Estrelas do Século XXI”, tanto em Moscovo como em torno da Rússia e participa também no Festival de Páscoa de Moscovo fundado por Valery Gergiev.

 

Alexander Ramm apresentou-se em várias cidades da Rússia, Lituânia, Suécia, Áustria, Finlândia, África do Sul, Japão, França e Bulgária. As principais salas de concertos do mundo estão sempre dispostas a apresentar os seus concertos a solo. Já se apresentou no Brucknerhaus (Linz), no Nikkei Hall (Tóquio), no Concertgebouw (Amsterdão), no Mariinsky Theatre Concert Hall e no Tchaikovsky Concert Hall. Alexander Ramm já colaborou extensivamente com os principais maestros do mundo: Constantine Orbelian, Vladimir Spivakov, Valery Gergiev, Alexander Sladkovsky e Valery Polyansky.

O CiRAC está ao seu dispor para esclarecer qualquer dúvida.