Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão
FIMUV 2020
O Festival Internacional de Música de Paços de Brandão é um projeto cultural que visa a promoção, divulgação e difusão de projectos nacionais e internacionais, em diversas vertentes
musicais tais como a música erudita, a música moderna, a música étnica, o Jazz, o Fado e o canto lírico.
É um projeto do CiRAC – Paços de Brandão, uma associação cultural que, desde 1977 de forma ininterrupta, tem vindo a realizar este Festival.
Atividade
O CiRAC dispõe de uma vasta oferta de grupos e atividades, nos mais variados ramos da cultura.
Eventos
Para além da atividade interna, o CiRAC é produtor de eventos culturais de relevo no panorama local e nacional.
FIMUV
O Festival Internacional de Música de Paços de Brandão é o festival de música erudita mais antigo do país, contando na sua história já com grandes nomes do panorama nacional e internacional.
Encontro de Teatro
O Encontro de Teatro do CiRAC, já com 25 edições, é um dos eventos mais antigos do CiRAC. Num mês inteiro dedicado à arte, à cultura e ao teatro, peças amadoras e profissionais são trazidas ao público concelhio e de Paços de Brandão.
Festival de Comédia
Com estreia em 2019, o Festival de Comédia do CiRAC pretende trazer a vertente de stand-up à freguesia de Paços de Brandão. No seu único ano de história, já vários nomes sonantes marcaram a existência deste festival.
Eventos Associativos
O CiRAC organiza também anualmente um conjunto de eventos destinados aos associados e ativistas, com o objetivo de melhorar o espírito associativo e união entre todos.
Encontro de Coros
Organizado pela secção de música do CiRAC, o Encontro de Coros já conta com vários anos de existência e é dos eventos de mais sucesso da associação.
Semana da Pintura
Com o objetivo de dinamizar e divulgar a Escola de Pintura Ramiro Relvas, a Semana da Pintura conta com palestras, aulas abertas, aulas ao ar livre, visitas de estudo e ainda uma exposição do trabalho realizado pelos nossos alunos.
TRACC
Inserido no Encontro de Teatro do CiRAC, o TRACC é um mini festival, em Paços de Brandão, que pretende honrar e divulgar trabalhos amadores e profissionais nas áreas do teatro de rua e artes de circo.
Eventos Solidários
Para além dos eventos culturais, o CiRAC não descura da sua vertente solidária e por isso é várias vezes produtor e organizador de eventos de cariz social e solidário.
Vasta Atividade
Atividade durante todo o ano em diversos ramos da cultura: música, teatro, pintura e artes circences
Equipa jovem e dinâmica
Equipa constantemente em renovação, mantendo a atividade e a vertente jovem da associação
Parceiros Qualificados
Conjunto vasto de parceiros locais e nacionais que ajudam na sustentabilidade e crescimento da associação
Testemunhos
O sonho de um grupo de amigos da Paróquia de Paços de Brandão é hoje uma realidade bem alicerçada com mais de 40 anos de história, tradições e muita Cultura. Somos agora descendentes de pessoas audazes, lutadoras e com uma visão Cultural muito à frente do seu tempo às quais nos foi legada a missão de potenciar e acrescentar valores e qualidades a esta associação.
Ninguém passa por uma associação sem levar um pouco dela e deixar um pouco de si. Obrigado a todos os que fazem parte desta história associativa.
Tiago Afonso
Dizer OBRIGADO, às vezes, não é o suficiente para agradecer tudo o que aprendi, os amigos que fiz para uma vida, trabalhar com os jovens e acima de tudo o AMOR que se cria pela Instituição leva-me a dizer ” CiRAC uma vez …CiRAC para sempre”.
Paulo Joaquim
Tinha 2 anos quando o CiRAC nasceu e 8 anos quando entrei, pela primeira vez. Comecei nas Mini Olimpíadas, como atleta, a defender as cores do CiRAC e aos 16 como treinador e logo de seguida como diretor. Fui presidente, fui “carregador de piano”, fui ativista e fiz-me homem no meio de tantos Homens de valor.
Obrigado CiRAC por tudo que me ensinaste, por tudo que me deste, pelas aventuras que me proporcionaste, pelo mundo que me abriste…
“CiRAC sou eu, Cirac somos todos nós…”
Paulo Alves
Eu ao transitar do grupo de teatro da igreja para o CiRAC, portanto estando na associação desde a sua fundação, falar do CiRAC para mim é o mesmo que falar da escola da minha vida e o que eu aprendi no CiRAC corresponde ao secundário e superior, pois foram tantas as coisas que eu aprendi no teatro nas mini olimpiadas e mais recentemente no atletismo que fez de mim não doutor mas que me ajudou muito na minha vida pessoal e profissional.
Joaquim Mendes
CIRAC é amor
CIRAC é paixão
CIRAC local de excelência para todos nós…
Laura Oliveira
Em 1976, ano da fundação do Cirac, eu tinha 17 anos. No mesmo período nasceu o Grib e foi reativada a Tuna Musical Brandoense. Julgo que por excesso de rivalidade, comecei a ouvir falar mal de uma associação que estava em formação chamada Cirac. Isso aguçou em mim a vontade de a conhecer e fui das poucas pessoas que esteve presente na sessão pública de apresentação da coletividade, realizada na Junta de Freguesia (alguém se lembra desta sessão?). Aderi e penso que a partir do segundo mandato passei a fazer parte do na altura chamado Conselho Coordenador, hoje Direção. Participei na criação do Festival de Música de Verão, do jornal, escola de pintura e muitas outras coisas que hoje fazem parte da história do Cirac. Fico feliz por ver a coletividade permanentemente rejuvenescida e com atividade relevante.
João Brito
É no CIRAC, desde há 44 anos, que tenho criado das melhores amizades que preservo até hoje – de uma delas resultou o meu casamento – e, enquanto puder, ao CIRAC me manterei ligado, a cantar, a fazer bons amigos e a passar muito bons momentos.